20 a 25 de Julho Tui e Valença Serão a Capital Cultural da Península
6 de julho, 2023
Concerto flutuante no Minho abre a décima primeira edição do IKFEM. A mítica Ponte de Tui-Valença volta a ser o epicentro da música e da cultura. IKFEM Creativa: um espaço de promoção do talento local galego e português.
As águas do rio Minho e as margens de Tui e Valença, serão o cenário natural do espetáculo que abrirá a XI edição do IKFEM Festival Tui-Valença 2023.
Se já superou a surpresa de ver e ouvir 20 pianos a soar em uníssono na Ponte Internacional, agora o desafio é ainda maior: Um piano flutuante, acompanhado de um violoncelo, num concerto/experiência visual e sonora que navega entre a mini opera pop e a tragédia antiga. A obra intitula-se “Dois sistemas solares”, criada pela artista Delphine Coutant, uma mulher que se auto define como ‘uma trovadora do século XXI’, poetisa, compositora, música… A sua obra nutre-se de um forte vínculo com a natureza.
A informação foi dada, na apresentação pública do IKFEM, hoje, 6 de julho, em Santiago de Compostela, pela sua diretora, Andrea González. O ato contou, também, com a presença do diretor geral da Cultura da Xunta de Galicia, Anxo Lorenzo, do diretor da Axencia de Turismo de Galicia, Xosé Manuel Merelles, do Presidente da Câmara Municipal de Valença,José Manuel Carpinteira e do Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro e Alfonso Louro, gerente da Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia-Norte de Portugal.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira “Valença e Tui vão proporcionar seis dias de uma oferta cultural rica, diversificada e inovadora que potenciará o nosso território, os seus valores patrimoniais e naturais“.
Entre 20 e 25 de julho Tui-Valença convertem-se na capital cultural da Península com um rico casamento de músicas de Espanha, Portugal, Cabo Verde, Cuba e com um olhar especial à lusofonia, como língua de convergência de culturas.
Vitorino Almeida, Katia Guerreiro ou Cremilda Medina partilharão o cenário de grande valor histórico, com a Fortaleza de Valença e a Catedral de Tui, e alternadamente com vozes mais emergentes como Antía Muiño, recentemente galardoada polos prémios Martín Codax, ou com as inovadoras propostas musicais de Néboa, um mix de música tradicional galega e pop alternativo, um pop-folk com toques de eletrónica. Esta edição pretende proporcionar, também, uma homenagem aos 70 anos de carreira de António Victorino d´Almeida.
IKFEM continua, também, a ser fiel à sua própria alma e será o artista Abraham Martínez que fará soar o majestoso órgão barroco da Catedral de Tui. Também, na catedral e no Convento de Ganfei, em Valença, o organista Abraham Martínez, fundador da Fundación Alqvimia Misicae e a artista visual Beatriz Rivas, acompanhados de outros músicos na percussão, saxofone, órgão e voz, todos eles criarão, pela primeira vez, experiências únicas de música e artes visuais.
Na igreja de San Domingos, o artista Daniel Pereira oferecerá um concerto monográfico de Beethoven, com as suas quatro míticas sonatas.
Em linha com a sua diversidade, o IKFEM apresentará, também, o som e os ritmos caribenhos, que chegarão pela mão de Pilar & Arabel Moraguez, com um concerto de musica cubana e a estreia de uma composição do artista caribenho Leo Brower.
Outra das novidades desta edição é o encontro de gerações que reunirá duas gerações e três histórias unidas pela música entre a Galiza, Portugal e o Brasil.
Os mais pequenos, também, terão a sua própria oferta musical com o espetáculo Elektrofadas.
O Dia da Galiza, o 25 de julho, o grupo Arume de Malvas oferecerá um concerto de música tradicional galega.
Os encontros com os artistas e as masterclasses terão lugar no Espazo Xove, nesta ocasião serão cinco balcões IKFEM ponto de encontro e diálogo sobre o empreendedorismo artístico.
Entre as grandes novidades desta edição está a IKFEM Creativa, um espaço vivo onde se pretende promover, de maneira colaborativa, o talento local galego e português: música, gastronomia, dança, moda, pintura, literatura, teatro, entre outras disciplinas. Este programa conta com o financiamento da Axencia de Turismo de Galicia. Dentro desta iniciativa integra-se o Espaço Euroregional Creativo, financiado pelo Interreg, através da AECT de Galicia. Os interessados em participar podem inscrever-se em www.ikfem.com. O convite está aberto até 10 de julho, tanto para criativos galegos como portugueses. De entre todos os inscritos a organização realizará uma seleção dos melhores criadores e atribuirá espaços de venda, exposição e demonstração ao vivo, pondo todos os meios necessários para cada atividade.
IKFEM (International Keyboard Festival & Masterclass) nasce com o objetivo de ser um instrumento de cooperação e posicionar a Galiza e o norte de Portugal como centro cultural da Península Ibérica. Converte os lugares naturais e arquitetónicos, mais emblemáticos, em cenários para disfrutar da sua riqueza patrimonial com as artes dirigido a um público intergeracional.
A 11ª edição do IKFEM conta com o apoio da Eurocidade Tui-Valença, Xunta de Galicia, Deputación de Pontevedra, AECT Galicia-Norte de Portugal, Sociedade de Artistas Intérpretes e Executantes de España (AIE), Acción Cultural Española (AC/E), Fundación Segundo Gil Dávila, Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal e Instituto Camões.