Eurocidade Valença Tui Debateu os Desafios da Educação em Portugal e na Galiza
Eurocidade Valença Tui Debateu os Desafios da Educação em Portugal e na Galiza
Valença e Tui fizeram história com a realização do I Congresso Internacional de Educação realizado entre cidades raianas da Península Ibérica.
Os grandes desafios da educação e as reformas educativas em Portugal e Espanha, no contexto das Eurocidades, foram os temas centrais do I Congresso Internacional de Educação Valença Tui que decorreu, o passado fim-de-semana, na Eurocidade.
Pelo congresso passaram grandes especialistas das temáticas relacionadas com a Educação, que mostraram as distintas realidades e visões em Portugal, em Espanha e no Mundo e abriram novos horizontes para o ensino e a formação, dos próximos anos. Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid foram alguns dos prestigiados oradores, portugueses e espanhóis que passaram pelos vários painéis.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel carpinteira, “este congresso lançou novos desafios à política educativa nas regiões de fronteira e colocou a educação no centro estratégico da Agenda 2030 da Eurocidade”
Para o Alcalde do Concello de Tui, Enrique Cabaleiro,“a educação deve estar vertida e atendida nos projetos de cooperação transfronteiriça, porque é um pilar central da nossa sociedade”.
Já Arlindo Sousa, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença, referiu no final dos dois dias de congresso que, “saímos daqui com a certeza de que há visões coincidentes em vários assuntos das reformas educativas de Portugal e Espanha: no desenvolvimento de competências, na valorização da carreira docente e na promoção de um trabalho em rede entre as escolas e os professores para a implementação de projetos pedagógicos e socioeducativos, no contexto das Eurocidades”.
Nos atos de abertura e de encerramento intervieram, ainda, a presidente da Deputación de Pontevedra, representantes do Ministério da Educação de Portugal, da Conselleria de Educação da Xunta de Galicia, os vereadores da Educação de Valença e Tui, bem como os responsáveis das várias universidades e centros de investigação envolvidos na organização.
O auditório da ESCE Valença – Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui – Francisco Sánchez foram os palcos deste evento. As sessões de abertura e encerramento contaram, ainda, com atuações a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença.
A iniciativa foi do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE em parceria com a Câmara Municipal de Valença e o Concello de Tui. Colaboram, ainda, entre outras entidades, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.