“Felizmente Sãozinha” a Rádio Novela Cómica Chega A Valença
24 de outubro, 2023
A companhia teatral Comédias do Minho apresenta o espetáculo cómico de rádio novela “Felizmente Sãozinha”, entre 26 e 29 de outubro, em Valença.
A primeira sessão vai decorrer quinta-feira, 26 de outubro, às 21h00, no edifício da Junta de Freguesia de Arão.
Sábado, 28 de outubro, é a vez da sede da Junta de Freguesia de Friestas receber este espetáculo, às 21h00.
Domingo, 29 de Outubro, o espetáculo apresenta-se na sede da Associação Silvense, Silva, às 16h00.
O espetáculo programado para sexta-feira, 27 de outubro, no auditório da ESCE / IPVC, foi cancelado, devido ao espaço ter sofrido grandes danos nas últimas intempéries e não reunir as condições necessárias.
A entrada é livre e ao longo de 70 minutos é proposto um espetáculo cómico de rádio novela que não vai deixar ninguém indiferente.
A história desenrola-se ao longo de um dia de emissão, nos tempos idos da rádio em Portugal, em que quatro radialistas condignos preparam, gravam e transmitem os muitos programas que fazem a rotina desta estação.
Numa emissora onde nem tudo corre pelo melhor, a radionovela Felizmente Sãozinha — salvaguarda da falência, que há mais de seis anos faz as delícias dos ouvintes — aproxima-se do seu último episódio. Atores e locutores discutem entre si o futuro da emissora, trazendo para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos, perscrutando encontros e descoincidências na comunicação, acasos, simulacros e duplicações. Pelo meio, um sem-termo de rubricas de uma rádio de outro tempo, que nos levam da necrologia à previsão astrológica, passando por um consultório sentimental, um espaço de resolução de quezílias e, claro está, o tão aguardado episódio final.
Entre o cómico e o saudosista, Felizmente Sãozinha transporta-nos para um lugar de culto, perdido no tempo mas nunca esquecido, onde o que se não deixa mostrar tão bem se vê ouvindo.
A encenação é de Manuel Tur e a interpretação estará a cargo de Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça e Sara Costa.