Festival “Novos Sabores Da Lampreia” Já Iniciou
Festival “Novos Sabores Da Lampreia” Já Iniciou
Até domingo o Festival Gastronómico “Novos Sabores da Lampreia”, na comunidade de pescadores em São Pedro da Torre, Valença, é o destino dos bons garfos que apreciam a divina lampreia do rio Minho.
O certame abriu, hoje, sexta-feira, 3 de março, com uma proposta gastronómica irresistível tendo por base as múltiplas formas de se deliciar com a lampreia do rio Minho, com tradição e inovação.
Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno, lampreia seca e prato cinco sabores são algumas das propostas que se destacam na oferta do certame.
Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, destacou que “este festival oferece uma proposta gastronómica irrecusável, proporcionada pela comunidade de São Pedro da Torre, que abraça e torna possível este evento.”
O presidente da Junta de Freguesia, Cristóvão Pereira, “agradeceu às mais de 80 pessoas de São Pedro que tornam possível proporcionar o local onde, em Portugal, se come a melhor lampreia”.
Já para o coordenador da ADRIMINHO, Carlos Brandão, “Nesta terra a lampreia é cozinhada com maestria reconhecida”.
O presidente da Associação Carocho dos Sabores do Rio Minho, Nuno Ferreira, traçou a história e evolução contínua do evento no sentido de proporcionar uma boa experiência gastronómica a todos quantos visitam o festival.
O festival gastronómico está a decorrer entre duas tendas, uma para a restauração, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas, e outra com uma área onde é possível encontrar os vinhos, o artesanato e a gastronomia valenciana.
𝗥𝗧𝗣𝟭 – 𝗔𝗤𝗨𝗜 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗨𝗚𝗔𝗟 𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗚𝗢 𝗘𝗠 𝗦𝗔̃𝗢 𝗣𝗘𝗗𝗥𝗢 𝗗𝗔 𝗧𝗢𝗥𝗥𝗘
A tarde de domingo, 5 de março, será enriquecida com a transmissão em direto do programa Aqui Portugal, da RTP1, entre as 15h00 e as 20H00. A oportunidade para Portugal e o mundo, através da RTP, acompanhar São Pedro da Torre e Valença, a partir do recinto do Festival Gastronómico. Os usos, os costumes, as tradições, a gastronomia, a oferta turística e cultural e um amplo cartaz de artistas nacionais proporcionarem uma tarde muito divertida de São Pedro da Torre para o mundo.
O festival é uma iniciativa da Associação Carocho dos Sabores do rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, e será financiado pelo programa PROMAR 2020.