Fotografia Inclusiva na Biblioteca Municipal
Fotografia Inclusiva na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Valença recebe a exposição itinerante de fotografia “Fotografar no Alto Minho – Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, até 15 de junho.
Esta exposição apresenta um conjunto de trabalhos desenvolvidos por pessoas com deficiência motora do Alto Minho que nos últimos meses participaram num workshop de fotografia.
O workshop foi desenvolvido pela Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e teve por temática central de abordagem a utilização da imagem fotográfica, como elemento de expressão dos sentimentos das pessoas com deficiência motora e os seus direitos.
Através da dinamização de práticas artísticas e culturais, pretendeu-se a aquisição de capacidades que contribuíssem para uma maior integração destas pessoas.
Pretende-se, também, a sensibilização da comunidade para os direitos das pessoas com deficiência, nomeadamente a participação e inclusão plena e efetiva na sociedade no respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana.
Também se pretendeu uma maior visibilidade das capacidades das pessoas com deficiência através das expressões artísticas e culturais, contribuindo assim para a sua inclusão plena na sociedade.
Esta exposição vai percorrer todos os concelhos do Alto Minho durante um ano, entre maio de 2023 e fevereiro de 2024.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a CIM Alto Minho, a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e a Associação Ao Norte, responsável pela produção da exposição.