Natureza
NATUREZA E BELEZA PAISAGÍSTICA
A natureza e beleza paisagística de Valença é marcada pelo Rio Minho, elemento indissociável da sua história, das suas tradições e um dos responsáveis por muitos dos seus atractivos turísticos e rica gastronomia.
As margens ribeirinhas do Rio Minho em Valença estão integradas e protegidas pela Rede NATURA 2000 que contribui para a protecção da biodiversidade através da preservação dos habitats naturais e da fauna e flora selvagens.
O seu valor está num conjunto de habitats de elevado interesse ecológico. Este é uma área para a conservação de espécies piscícolas migradoras e de algumas espécies de mamíferos associados ao meio aquático e à vegetação ribeirinha, como a lontra ou a toupeira de água, o rio Minho é um dos poucos em Portugal onde, ainda, é possível encontrar salmão, e também lampreia ou sável.
PESQUEIRAS DO RIO MINHO
As pesqueiras do Rio Minho constituem um legado histórico valioso de construções populares que testemunham o engenho e as artes da pesca fluvial artesanal que aqui se praticavam.
Habilidosos sistemas de muros construídos a partir das margens, as pesqueiras assumiam-se como barreiras à passagem do peixe apanhado nestas engenhosas armadilhas!
As primeiras referências escritas às pesqueiras do Rio Minho datam do século XI, e aparecem em documentos relativos às doações a mosteiros da Ribeira do Minho.
A Pesqueira de São Pedro da Torre, a Pesqueira dos Frades, em Ganfei, ou a Pesqueira da Gingleta, em Verdoejo, são alguns dos exemplares que se destacam.
ÁREAS NATURAIS CLASSIFICADAS
A Insua do Conguedo um espaço natural singular, no rio Minho, na freguesia de Verdoejo. Em tempos terras ferteis agrícolas, hoje, a natureza retomou o seu espaço com uma intensa vegetação ripícola. No observatório de avifauna pare, contemple e aprecie as lontras, as garças, os fluxos da mare, entre uma vegetação luxuriante.
A Senhora da Cabeça, integrada da Rede Natura 2000, próxima do Porto de Recreio de Cristelo-Covo, é um dos locais onde poderá contemplar, para além de outros atractivos, os rituais da pesca. Se for adepto de um contacto mais aguerrido com tão inspiradora paisagem, poderá até praticar alguns desportos náuticos e deliciar-se em seguida com um bom prato de lampreia ou sável. Mas se por aqui estiver por altura da Páscoa, não poderá deixar de assistir à Romaria da Senhora da Cabeça, e ao “Lanço da Cruz”, uma das mais emblemáticas tradições de Valença!
A Foz do Manco, em Friestas, integrada da Rede Natura 2000, é outra das zonas mais aprazíveis, onde se pode deleitar com a contemplação da paisagem, não faltando em redor bons locais para um piquenique, principalmente se viajar com crianças, que se irão deliciar nestes espaços.
O Biótipo da Veiga da Mira, integrada da Rede Natura 2000, é uma das zonas húmidas e reservas de fauna e flora mais importantes do rio Minho, é outra das áreas que não poderá deixar de visitar, sendo que a forma mais interessante de o fazer será eventualmente percorrendo o Trilho Pedestre da Veiga da Mira, percurso com 4,6 quilómetros que privilegia o contacto com as margens do rio, permitindo ainda contemplar a Ponte Medieval de Veiga da Mira, importante ponto da Via Romana Per Loca Maritima que ligava Viana a Valença.
O Castelo Rochoso da Furna é um imponente aglomerado rochoso e as marcas do que foi um castelo medieval natural. A magnitude do espaço, as inúmeras saliências das formações rochosas, as grutas, os pontos de interesse arqueológico e as múltiplas lendas associadas fazem deste lugar um espaço de singular beleza. Do castelo restam apenas as marcas das traves nas rochas e as memórias históricas do que foi a sede do Julgado de Froião que abarcava Paredes de Coura e a parte norte de Valença, na época Medieval.
A ECOPISTA DO RIO MINHO e a ECOVIA DAS VEIGAS DO RIO MINHO, constituem corredores verdes, junto ao Rio Minho que proporcionam uma aventura, por uma natureza ribeirinha exuberante.
O percurso é privilegiado e já obteve os prémios de 3º e 4º melhor via verde da Europa. Por entre vinhedos, campos de cultivo, ribeiros e miradouros privilegiados, sobre um vasto património edificado, a Ecopista segue o percurso do Rio Minho.
As pesqueiras, as ínsuas e ilhas e o Biótipo da Veiga da Mira, inseridas na Rede Natura 2000, permitem pequenas escapadas complementares à Ecopista.
Aproveita para relaxar nos Parques de Merendas de Verdoejo, Ganfei e Senhora da Cabeça (Cristelo Cóvo) ou na Àrea de Lazer da Foz do Manco (Friestas), com entormos naturais únicos. AA pé, de bicicleta, patins em linha ou skate a Ecopista é de fácil acesso e utilização individual ou em família.