Município de Valença
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA
Caros munícipes,
Valença, a nossa cidade, tem um vasto património histórico, onde pontifica a Fortaleza, o nosso ex-libris; tem um património natural sem igual, onde se destacam Rio Minho e as suas belas paisagens ribeirinhas; é terra de encontros que constitui com Tui uma Eurocidade, onde se vive sem fronteiras, unidos pela Ponte Centenária Internacional e pela cultura e identidade que partilhamos; é composta por freguesias repletas de recantos e encantos e de tradições, como as festas populares e religiosas, entre as quais se destacam as Festas do Concelho em honra de Nossa Senhora do Faro.
Valença é, também, terra do primeiro Santo Português, São Teotónio. Nascido no lugar de Tardinhade, em Ganfei, é uma figura marcante da nossa história, conselheiro de D. Afonso Henriques e um dos inspiradores da nacionalidade portuguesa, que merece um carinho e uma profunda devoção dos Valencianos, ao longo dos séculos.
Por isso, celebrar o Feriado Municipal em honra de São Teotónio é dar ao principal dia da identidade valenciana o significado que merece, ao nível da excelência da sua vida terrena.
Sabemos todos que a conjuntura económica, mundial e sobretudo europeia, não tem sido a mais favorável com as consequências ainda visíveis de uma pandemia e de uma guerra. No entanto, Valença tem sido alvo, nos últimos tempos, de uma transformação em diversas áreas, que impulsionará a alavancagem para o desenvolvimento sustentado e a afirmação que todos preconizamos para a nossa terra. Isto também se deve, e muito, à coragem, determinação e capacidade de resiliência de todos os Valencianos e Valencianas.
Encaro o desafio de liderar a Assembleia Municipal com enorme sentido de responsabilidade e de dignificação deste órgão representativo máximo dos Valencianos, que sabem que podem contar com o meu total empenho e dedicação em prol da causa pública.
Sendo este um órgão fiscalizador e deliberativo e, pese embora trabalhemos em estreita cooperação e colaboração com o Executivo Municipal, assumiremos, necessariamente, a sua independência na defesa intransigente dos interesses do concelho e dos concidadãos.
A Assembleia Municipal é, normalmente, um órgão agregador dos diferentes quadrantes e sensibilidades políticas, mas deve ser também um local onde se promova o debate construtivo, independente e transparente de todos os assuntos de primordial interesse concelhio, orientado para a defesa e bem-estar de Valença e dos Valencianos especialmente, e tal como elencado na Constituição da República Portuguesa, dos estratos sociais mais desfavorecidos, sem esquecer as crianças, os jovens e os idosos.
No órgão, que tenho a honra de liderar, trabalhamos tendo como objetivo a construção de um futuro melhor para Valença, com mais justiça, igualdade e condições de vida para todos.
Sempre defini como desiderato primordial a aproximação da Assembleia Municipal aos cidadãos que representamos. Nesse sentido, já criámos mecanismos para o efeito, nomeadamente a transmissão online das sessões pela primeira vez na história na democracia em Valença. Continuaremos a trabalhar, futuramente, em novas formas de aproximar os trabalhos deste órgão autárquico das pessoas, porque elas são a razão da finalidade de qualquer projeto político.
Contem comigo!
Um abraço, com estima e amizade!
José António Cerqueira