Valença Assinalou o Dia Nacional dos Centros Históricos
Valença Assinalou o Dia Nacional dos Centros Históricos
Valença assinalou o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, em 28 de março, com visitas guiadas à Fortaleza para os utentes das IPSS do concelho.
As visitas começaram na Loja de Turismo, com uma breve explicação sobre o centro histórico e a visualização de um filme promocional.
Desenrolou-se, depois, pelos pontos mais emblemáticos do recinto amuralhado nomeadamente o Baluarte do Socorro, Baluarte de São João e o recinto da Coroada.
Ao longo do percurso tiveram a oportunidade de passar, também, pelo Núcleo Museológico Municipal, Museu do Bombeiro e pelo emblemático e secular estabelecimento comercial da ‘Casa Toga’.
Nesta atividade participaram os utentes do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, Santa Casa da Misericórdia, Centro de Convívio de Fontoura e ASRAR – Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença.
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi institucionalizado em 28 de Março de 1993.
Com esta iniciativa a Câmara Municipal pretendeu proporcionar uma oportunidade aos seniores valencianos, que frequentam as instituições de solidariedade social do concelho, de revisitar espaços, histórias e memórias que os acompanharam em muitos momentos das suas vidas.
Recorde-se que, também neste âmbito, decorreu ontem a apresentação pública do Livro ‘Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola’, de Augusto Moutinho Borges.