• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

O Lanço da Cruz no Rio Minho

Cristelo-Côvo

11 de novembro de 2019
Rio Minho
Uma das mais emblemáticas tradições valencianas é o Lanço da Cruz, no rio Minho, na Segunda-feira de Páscoa, no âmbito das festividades da Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo.

Esta tradicional romaria galaico-minhota decorre sempre na segunda-feira imediata ao fim de semana da Páscoa. Ao entardecer, depois da visita pascal, à freguesia de Cristelo-Côvo, o pároco, devidamente paramentado e com uma cruz ornamentada, entra num barco e dirige-se até à margem espanhola onde dá a cruz a beijar aos paroquianos da outra margem.

O Baptismo da Meia-noite

Ponte da Veiga da Mira - São Pedro da Torre

11 de novembro de 2019
Ponte da Veiga da Mira
A tradição do baptismo da meia-noite encontra em São Pedro da Torre uma referência curiosa, com muitas semelhantes às que se praticavam em vários pontos do Minho e da Galiza.

Trata-se de um baptismo pré-natal praticado por mulheres com problemas de gravidez que nesta tradição encontravam um alento e uma segurança para a sua gestação.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.