Turismo de Valença

Conteúdo

MÚSICA PARA CELEBRAR OS 12 ANOS DA EUROCIDADE TUI.VALENÇA

6 de fevereiro, 2024

Uma centena de músicos, de quatro grupos valencianos e tudenses, irão oferecer um fantástico concerto, no Teatro Municipal, no sábado, dia 10 de fevereiro.

A Eurocidade Tui.Valença celebra o seu décimo segundo aniversário, no próximo sábado, 10 de fevereiro, pelas 20h00, no Teatro Municipal de Tui, num concerto de quatro grupos valencianos de Tudenses.
Concretamente, participarão neste evento uma centena de músicos pertencentes ao Conservatório Profissional de Música de Tui, à Academia de Música da Fortaleza de Valença, à Associação Musical de São Pedro da Torre e à Banda de Música Popular de Tui. Na sua atuação farão um percurso musical pelas canções mais conhecidas da Galiza e de Portugal.
Especificamente, o repertório a ser interpretado será Balada Galega, de Juan Montes; Reflexões de Paisagem e Balada de Outono, de Bernardo Lima; Alborada Galega, de Pascual Vega; Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso; Uma Casa Portuguesa, com arranjos de Amilcar Morais; Quatro temas galegos, de Manuel Mª Veiga; Canções tradicionais de Luís Cardoso; Que Viva Tui, de José A. Vega Paradis; e Havemos de ir a Viana, com arranjos de Álvaro de Sousa.
Desta forma, o intercâmbio musical que se realiza todos os dias na Eurocidade com músicos valencianos que estudam em Tui e músicos Tudenses que estudam em Valença, ou que fazem parte de um grupo do outro lado do Rio Minho, irá refletir-se em palco.
Assim, a música continua a construir pontes entre Valença e Tui.
A entrada para o concerto é gratuita mas limitada à lotação do Teatro. Pode adquirir, no máximo, duas entradas por pessoa. A bilheteira abre uma hora antes do início do espectáculo.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.