• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Caminhos de Fátima

Valença marca o início dos Caminhos de Fátima, percorrendo o Caminho Português Central, em sentido inverso. As marcas marianas em Valença são, em especial, os testemunhos deixados pela presença da Irmã Lúcia.
 

Caminho de Fátima

"Ultreia Sus Eia"

Albergue São Teotónio – Valença

Descobre Albergue São Teotónio – Valença

Nas portas da cidade de Valença está o Albergue de São Teotónio. Este foi o primeiro albergue para peregrinos que surgiu em Portugal e leva o nome do primeiro santo português, São Teotónio, que nasceu em Valença. No exterior a pedra jacobeia “Ultreia Sus Eia”, dá as boas vindas e o bom caminho aos peregrinos.

GPS 42°01'31.8"N - 8°38'46.4"W

Memórias da Fronteira

Antiga Alfândega

Descobre Antiga Alfândega

Espaço memória, da antiga fronteira, guarda os testemunhos das travessias demoradas, dos passaportes, dos salvo condutos, do contrabando e do trapiche.

GPS 42°2’4.18”N - 8°38’41.73”W

Século XX

Antigo Colégio Português

Descobre Antigo Colégio Português

Aqui entregou em mão a Irmã Lúcia o 3º segredo de Fátima, ao Bispo de Leiria Fátima, para posteriormente o encaminhar para o Vaticano.

GPS 42°01'33.3"N - 8°38'30.2"W

Entre Gandra e Arã

Capela do Senhor do Bonfim

Descobre Capela do Senhor do Bonfim

No Largo dos Viana, entre Gandra e Arão, está um templo dedicado ao Senhor do Bonfim. Sempre de portas abertas, aos peregrinos para Santiago, situa-se em pleno eixo dos Caminhos de Santiago, bem perto do lugar de Albergaria que atesta a existência medieval de um espaço para acolhimento / alojamento e mudas de cavalos.

GPS 42°00'32.1"N - 8°38'15.1"W

Estilo barroco e neoclássico

Capela Militar do Bom Jesus

Descobre Capela Militar do Bom Jesus

Capela militar da Fortaleza. Contemple a imagem da Nª Sra do Carmo, heroína e inspiradora de tantas batalhas travadas pelos batalhões de Valença. À mochila de um soldado acompanhou sempre os nossos soldados nas linhas da frente e mereceu, tantas vezes o olhar inspirador da Irmã Lúcia.

GPS 42°01'42.1"N - 8°38'43.0"W

Espaço de oração

Cruzeiro do Senhor dos Aflitos

Descobre Cruzeiro do Senhor dos Aflitos

Chegamos ao centro de Fontoura onde, nas imediações da igreja paroquial, está a capela e cruzeiro do Senhor dos Aflitos. E, se dúvidas houvesse que o caminho passa aqui, elas ficam dissipadas olhando para o cruzeiro. Ali está o cajado e a vieira, símbolos do peregrino.

GPS 41°57'21.7"N - 8°37'58.8"W

Valor Histórico e Memória

Cruzeiro do Senhor dos Caminhos

Descobre Cruzeiro do Senhor dos Caminhos

Em Fontoura está o Senhor dos Caminhos, considerado um dos principais símbolos do Caminho Português. Trata-se de um cruzeiro que tem um retábulo, em madeira, com a representação de Cristo crucificado.

GPS 41°56'59.4"N - 8°37'57.7"W

Mais de 2 mil anos de história

Fortaleza de Valença

Descobre Fortaleza de Valença

Com mais de 5 Kms de extensão de muros é uma das principais fortificações abaluartadas do mundo, candidata a Património Mundial, junto da UNESCO. A estrutura militar atual data das Guerras da Restauração, dos séculos XVII e XVIII, conservando vestígios de mais de 2 mil anos de história.

GPS 42°01'36.2"N - 8°38'45.3"W

Com quadro da Virgem do Leite

Igreja da Colegiada de Santo Estévão

Descobre Igreja da Colegiada de Santo Estévão

Sede da Colegiada de Santo Estêvão, desde 1398 e do Bispado de Ceuta, teve um papel preponderante nos domínios religiosos do Alto Minho. Principal templo cristão de Valença, aqui veio muitas vezes a Irmã Lúcia assistir às missas dominicais e matar saudades da lingua materna.

GPS 42°01'54.2"N - 8°38'40.9"W

Símbolo histórico da ligação à Galiza

Ponte Metálica sobre o Rio Minho

Descobre Ponte Metálica sobre o Rio Minho

Memória da fronteira é um dos grandes símbolos das relações entre Portugal e Espanha. Nos passadiços laterais guarda as memórias das tantas vezes que a Irmã Lúcia, vidente de Fátima, a residir em Tui, atravessou para ir à missa a Valença.

GPS 42°02'10.6"N - 8°38'48.5"W

Atravessa a ribeira da Mira

Ponte Romana da Pedreira

Descobre Ponte Romana da Pedreira

Em Cerdal, está a Ponte romano / medieval que atravessa a ribeira da Mira, formando um arco com tabuleiro, em cavalete, assente sobre um arco abatido.

GPS 41°59'014"N - 8°38'00.3"W

Patrimônio Histórico

Portas da Coroada

Descobre Portas da Coroada

Saia da Fortaleza pelas Portas da Coroada. Aprecie a robustez e extensão dos muros da Fortaleza. Percorra o túnel, que já teve ponte levadiça, rastrilho e 4 portas de madeira.

GPS 42°01'38.5"N - 8°38'44.6"W

No coração da Fortaleza

Praça da República

Descobre Praça da República

O casario do século XIX, marcado pela azulejaria portuguesa, leva-nos ao coração da Fortaleza, a Praça da República, em tempos Largo de São João.

GPS 42°01'49.7"N - 8°38'40.9"W

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.