Viver

Educação

VALENÇA INVESTE 3,2 MILHÕES NA EDUCAÇÃO

OBRA VAI DAR EXCELÊNCIA E QUALIDADE AO COMPLEXO ESCOLAR

Valença continua aposta na  educação. Obra de requalificação do complexo escolar da EB 2 e 3 / S de Valença já foi adjudicada por 3,2 milhões de euros e prevê-se a sua conclusão em maio de 2020.
Um grande investimento que pretende adaptar o espaço escolar as necessidades de um sistema educativo moderno e criativo e seja garante de melhor formação e melhores oportunidades para os jovens valencianos. 
A obra pretende conferir melhores condições gerais de funcionamento, articulação e acessibilidade entre blocos, bem como a melhoria das condições energéticas e estéticas da escola existente, respeitando a construção e a sua memória.

Que Vai ter de Novo?
Auditório;
Biblioteca;
Nova Cantina;
Novas salas de informática;
Ligações entre blocos fechadas.
A obra contemplará a criação de um novo edifício charneira para o complexo que permitirá a nova ligação entre os atuais edifícios do Polivalente e os blocos D, E e F. O complexo acolherá um auditório com capacidade para 120 lugares, uma nova biblioteca e mais salas de aula, com destaque para novas salas de informática. A obra contemplará, ainda, a requalificação de todos os edifícios existentes, bem como das infra-estruturas desportivas e espaços verdes envolventes.

Obras em Segurança
As obras estão planeadas de modo a causar o mínimo impacto no normal funcionamento das atividades letivas do complexo. Um plano de obra vai regular a intervenção, bloco a bloco, de modo a garantir a continuidade da obra e o normal funcionamento da escola. Um plano de segurança dará todas as condições para o bem estar de alunos, professores e funcionários durante os períodos em que as obras coincidam com as atividades letivas.

Uma Escola Melhor
O conjunto das obras previstas pretendem adaptar a escola às novas exigências de ensino, quer ao nível do número de espaços, quer ao nível da qualidade dos mesmos. Valença continua a apostar na educação como uma das áreas de intervenção prioritária da ação municipal.
A obra é suportada financeiramente pela Câmara Municipal de Valença, com  apoios do Norte 2020, através do Plano de Desenvolvimento de Coesão Territorial do Alto Minho  e do Governo Português.