Canhões da Fortaleza voltaram a ser visitáveis
Já é possível apreciar novamente os quatro canhões da Fortaleza de Valença, graças ao protocolo assinado, hoje, 13 de novembro, entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.
Já é possível apreciar novamente os quatro canhões da Fortaleza de Valença, graças ao protocolo assinado, hoje, 13 de novembro, entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.
Valença vai assinalar os 90 anos da chegada do aviador Lindbergh, à Insua do Crasto, no rio Minho, em Friestas, na próxima segunda-feira, 13 de novembro, a partir das 14h30.
Feira dos Santos de Cerdal realizou-se nos Dias 1 E 2 de Novembro
Valença marca presença na FAIRWAY – Vº Fórum do Camiño de Santiago, que está a decorrer entre 1 e 3 de novembro, em Santiago de Compostela.
Valença foi palco de uma cata internacional de vinhos “Catas Transfronteiriças” que contou com 35 catadores e 200 etiquetas de vinho em avaliação, na passada quarta-feira, 25 de outubro.
Já Inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial
1 e 2 de novembro o destino é a Feira Anual dos Santos de Cerdal, em Valença, ponto de encontro e romaria de portugueses e galegos.
A feira secular, “a mãe de todas as feiras”, é um verdadeiro ex-líbris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal.Trata-se de uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.
O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, as diversões e uma infinidade de outros atrativos prometem fazer as delícias dos visitantes.
A tradição, os valores e a singularidade desta feira mereceram, recentemente, a classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Feira dos Santos e das Trocas
O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o dia principal e o 2 de novembro está destinado à “Feira das Trocas”.
Os Famosos Pericos Dos Santos
Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo os famosos Pericos dos Santos. Os pericos, uma “pequena pera”, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção.
A Tradição dos Petiscos e Desgarradas
Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas anima-se a noite, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.
Corridas de Garranos em 1 de Novembro
Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem no dia 1, a partir das 14h30.
26 de outubro, 2023
A Biblioteca Municipal de Valença recebeu o primeiro Encontro de Escritores Valencianos. O Encontro contou com uma conversa muito agradável, entre os escritores, que deram os seus testemunhos sobre as suas carreiras e as suas inspirações na hora de escrever.
O Encontro contou, também, exposição e venda de livros dos autores locais, e com sessões de autógrafos
Rosário Pereira, Narciso Serra, Manuel Pinto Neves, Maria José Areal, Jorge Pereira e o escritor convidado, Luís Ferreira, foram alguns dos escritores presentes neste encontro que contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, e do vereador, Arlindo Sousa.
24 de outubro, 2023
A companhia teatral Comédias do Minho apresenta o espetáculo cómico de rádio novela “Felizmente Sãozinha”, entre 26 e 29 de outubro, em Valença.
A primeira sessão vai decorrer quinta-feira, 26 de outubro, às 21h00, no edifício da Junta de Freguesia de Arão.
Sábado, 28 de outubro, é a vez da sede da Junta de Freguesia de Friestas receber este espetáculo, às 21h00.
Domingo, 29 de Outubro, o espetáculo apresenta-se na sede da Associação Silvense, Silva, às 16h00.
O espetáculo programado para sexta-feira, 27 de outubro, no auditório da ESCE / IPVC, foi cancelado, devido ao espaço ter sofrido grandes danos nas últimas intempéries e não reunir as condições necessárias.
A entrada é livre e ao longo de 70 minutos é proposto um espetáculo cómico de rádio novela que não vai deixar ninguém indiferente.
A história desenrola-se ao longo de um dia de emissão, nos tempos idos da rádio em Portugal, em que quatro radialistas condignos preparam, gravam e transmitem os muitos programas que fazem a rotina desta estação.
Numa emissora onde nem tudo corre pelo melhor, a radionovela Felizmente Sãozinha — salvaguarda da falência, que há mais de seis anos faz as delícias dos ouvintes — aproxima-se do seu último episódio. Atores e locutores discutem entre si o futuro da emissora, trazendo para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos, perscrutando encontros e descoincidências na comunicação, acasos, simulacros e duplicações. Pelo meio, um sem-termo de rubricas de uma rádio de outro tempo, que nos levam da necrologia à previsão astrológica, passando por um consultório sentimental, um espaço de resolução de quezílias e, claro está, o tão aguardado episódio final.
Entre o cómico e o saudosista, Felizmente Sãozinha transporta-nos para um lugar de culto, perdido no tempo mas nunca esquecido, onde o que se não deixa mostrar tão bem se vê ouvindo.
A encenação é de Manuel Tur e a interpretação estará a cargo de Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça e Sara Costa.
24 de outubro, 2023
A freguesia valenciana de Cerdal recebe a tertúlia “Conversas na Feira”, sábado, 28 de outubro, às 21h00, na Capela de São Bento da Lagoa.
Esta tertúlia é aberta todos os interessados que pretendam explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização.
Estas “Conversas da Feira” pretendem estimular na comunidade o debate sobre a importância de preservarmos a tradição, os valores e a singularidade desta feira, em vias de classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A inscrição decorre no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A tertúlia contará com a presença do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, do Presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Carlos Pereira, do Padre Gonçalo Pereira do Vale, da Paróquia de Cerdal, de Isilda Salvador, do Núcleo Museológico de Valença, de Manuel Pereira, da Paróquia de Cerdal e dos historiadores Narciso Serra e Rafael Bargiela.
A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa.
A secular feira, “a mãe de todas as feiras”, é um verdadeiro ex-libris e escaparate do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal. Esta é uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantém bem vivos.
21 de outubro, 2023
Ponte … nas Ondas! foi reconhecida com o Prémio da Cultura Galega 2023, na categoria língua.
Este prémio é mais um reconhecimento à Ponte … nas Ondas! que tem em curso a criação do Centro do Património Imaterial Galego-Português, no edifício da Antiga Alfândega de Valença, em parceria com a Câmara Municipal de Valença.
Este centro será desenvolvido no âmbito do projeto europeu Livhes – Sudoe que escolheu o trabalho da Associação Ponte nas Ondas como experiência de boas práticas representativa da euro região. A iniciativa será co-financiada pelo programa Interreg-Sudoe 2014-2020.
O centro proposto pretende ser um espaço que servirá de repositório cultural, destinado ao património cultural imaterial galego-português. Um espaço vivo, muito além do conceito de museu tradicional, com exposições temporárias, projeções, palestras, concertos , entre outros.
O centro terá, de base, uma exposição permanente focada em cinco áreas temáticas: tradições orais, contos e lendas, cultura marítimo-fluvial, cultura agrária e ciclo festivo anual.
Recorde-se que a Associação Cultural e Pedagógica Ponte… nas Ondas! tem inscrito o seu trabalho no registo de boas práticas como Património Cultural Imaterial da UNESCO, no XVII Comité Intergovernamental da UNESCO, que se realizou em Marrocos. Pela ocasião a UNESCO parabenizou a associação por uma iniciativa “que enfatiza a participação das comunidades na salvaguarda do património cultural imaterial compartilhado”.