feira-dos-santos-de-cerdal

Valença Prepara-se para Receber a Feira dos Santos de Cerdal

Valença Prepara-se para Receber a Feira dos Santos de Cerdal

Já Inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial

1 e 2 de novembro o destino é a Feira Anual dos Santos de Cerdal, em Valença, ponto de encontro e romaria de portugueses e galegos.

A feira secular, “a mãe de todas as feiras”, é um verdadeiro ex-líbris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal.Trata-se de uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.

O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, as diversões e uma infinidade de outros atrativos prometem fazer as delícias dos visitantes.

A tradição, os valores e a singularidade desta feira mereceram, recentemente, a classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Feira dos Santos e das Trocas

O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o dia principal e o 2 de novembro está destinado à “Feira das Trocas”.

Os Famosos Pericos Dos Santos

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo os famosos Pericos dos Santos. Os pericos, uma “pequena pera”, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção.

A Tradição dos Petiscos e Desgarradas

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas anima-se a noite, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.

Corridas de Garranos em 1 de Novembro
Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem no dia 1, a partir das 14h30.

Read More
valenca

Espaço de Trabalho Compartilhado de Valença é o Projeto Vencedor

Orçamento Participativo Jovem

25 de outubro, 2023

A proposta ‘Espaço de trabalho compartilhado de Valença’ foi o projeto vencedor do segundo Orçamento Participativo Jovem implementado pelo Município de Valença.

O Orçamento Participativo Jovem 2023 teve duas propostas a votação sendo que a vencedora, ‘Espaço de trabalho compartilhado de Valença’, obteve 111 votos contra 59 do ‘Parque de Calistenia de Verdoejo’, num total de 170 votos.

Proposta #1
𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗼𝗲𝗷𝗼 – 𝟱𝟵 𝘃𝗼𝘁𝗼𝘀

Proposta #2 ( Proposta vencedora)
𝗘𝘀𝗽𝗮𝗰̧𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗹𝗵𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗲𝗻𝗰̧𝗮 – 𝟭𝟭𝟭

𝗘𝘀𝗽𝗮𝗰̧𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗹𝗵𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗲𝗻𝗰̧𝗮
A proposta vencedora pretende proporcionar um espaço físico, na cidade, para o desenvolvimento inicial das suas atividades profissionais. Este projeto engloba um espaço com escritórios, acesso à internet de alta velocidade, áreas de convivência colaborativa e outras infraestruturas de apoio ao arranque da atividade profissional dos mais jovens.

𝗢𝗿𝗰̧𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗝𝗼𝘃𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗲𝗻𝗰̧𝗮 (𝗢𝗣𝗝𝗩)
O Orçamento Participativo Jovem de Valença (OPJV) é um projeto do Município de Valença, que disponibiliza, aos jovens residentes ou estudantes, no nosso concelho, um envolvimento democrático, construtivo e participado, permitindo que apresente ideias, as debata e as leve à sua concretização, em prol da comunidade onde se inserem.

Read More