Facebook Instagram Twitter Youtube Tripadvisor Pinterest
  • Fale connosco
  • Início
  • Património
  • Museus
  • Comprar
  • Gastronomia e Vinhos
  • Dormir
  • Natureza
  • Peregrino
  • Agricultura
  • Comércio
    • Bairro Comercial Digital
    • Feiras e Mercados
      • Sorteio Feira Semanal
  • Empreendorismo
    • Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico
    • Laboratório de Experimentação e Prototipagem
  • Incentivos
    • Incentivos Municipais
  • Indústria e Logística
    • Parque Empresarial e Logístico de Valença
    • Zona Industrial de São Pedro
    • Estudos Estratégicos
  • Início
  • Património
  • Museus
  • Comprar
  • Gastronomia e Vinhos
  • Dormir
  • Natureza
  • Peregrino
Notícias
AtualidadeMunicípio

Eurocidade Valença Tui Debateu os Desafios da Educação em Portugal e na Galiza

Visit Valença 13 de Março, 2023 0

Eurocidade Valença Tui Debateu os Desafios da Educação em Portugal e na Galiza

Valença e Tui fizeram história com a realização do I Congresso Internacional de Educação realizado entre cidades raianas da Península Ibérica.

Os grandes desafios da educação e as reformas educativas em Portugal e Espanha, no contexto das Eurocidades, foram os temas centrais do I Congresso Internacional de Educação Valença Tui que decorreu, o passado fim-de-semana, na Eurocidade.

Pelo congresso passaram grandes especialistas das temáticas relacionadas com a Educação, que mostraram as distintas realidades e visões em Portugal, em Espanha e no Mundo e abriram novos horizontes para o ensino e a formação, dos próximos anos. Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid foram alguns dos prestigiados oradores, portugueses e espanhóis que passaram pelos vários painéis.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel carpinteira, “este congresso lançou novos desafios à política educativa nas regiões de fronteira e colocou a educação no centro estratégico da Agenda 2030 da Eurocidade”

Para o Alcalde do Concello de Tui, Enrique Cabaleiro,“a educação deve estar vertida e atendida nos projetos de cooperação transfronteiriça, porque é um pilar central da nossa sociedade”.

Já Arlindo Sousa, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença, referiu no final dos dois dias de congresso que, “saímos daqui com a certeza de que há visões coincidentes em vários assuntos das reformas educativas de Portugal e Espanha: no desenvolvimento de competências, na valorização da carreira docente e na promoção de um trabalho em rede entre as escolas e os professores para a implementação de projetos pedagógicos e socioeducativos, no contexto das Eurocidades”.

Nos atos de abertura e de encerramento intervieram, ainda, a presidente da Deputación de Pontevedra, representantes do Ministério da Educação de Portugal, da Conselleria de Educação da Xunta de Galicia, os vereadores da Educação de Valença e Tui, bem como os responsáveis das várias universidades e centros de investigação envolvidos na organização.

O auditório da ESCE Valença – Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui – Francisco Sánchez foram os palcos deste evento. As sessões de abertura e encerramento contaram, ainda, com atuações a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença.

A iniciativa foi do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE em parceria com a Câmara Municipal de Valença e o Concello de Tui. Colaboram, ainda, entre outras entidades, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.

atualidade municipio
Bombeiros de Valença com Fardamento RenovadoBombeiros de Valença com Fardamento Renovado13 de Março, 2023
Valença tem Novo Comandante dos Bombeiros Voluntários14 de Março, 2023Valença tem Novo Comandante dos Bombeiros Voluntários

Notícias Relacionadas

AtualidadeCultura

Valença está representada no “Trex Niobrara Valley” nos EUA

Visit Valença 15 de Abril, 2023
mercatus-valenca
AtualidadeMunicípio

Nasce o “Mercatus” para Desenvolver a Economia do Norte de Portugal e da Galiza

Carolina Damião 13 de Outubro, 2023
AtualidadeMunicípio

Noite de São João de Valença

Visit Valença 22 de Junho, 2023
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • youtube
Categorias
  • Atualidade (388)
  • COMER (3)
  • Comprar (5)
  • Cultura (113)
  • Desporto (32)
  • Fazer (25)
  • FORTALEZA DE VALENÇA (16)
  • Município (397)
  • Natureza (9)
  • Parques de Merendas (18)
  • Património Imaterial (4)
  • PELO CONCELHO DE VALENÇA (9)
  • Peregrinos (26)
  • Valença (1)
Últimas Notícias
  • Parque de Merendas do Miradouro de Taião
    Parque de Merendas do Miradouro de Taião
    7 de Agosto, 2024
  • Parque de Merendas de Cristelo
    Parque de Merendas de Cristelo
    7 de Agosto, 2024
  • Parque de Merendas de São Pedro da Torre
    Parque de Merendas de São Pedro da Torre
    7 de Agosto, 2024

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook Instagram Twitter
Youtube Tripadvisor Pinterest

DESCUBRA

O Que Visitar

O Que Fazer

O Que Comprar

Onde Comer

Onde Dormir

INFORMAÇÕES

Sugestões

Peregrino

Agenda de Eventos

CONTACTOS

Loja de Turismo:
Portas do Sol, 4930-702 Valença

turismo@visitvalenca.com

Telf. +351 251 823 329

(Chamada para rede fixa nacional)

Contacte-nos

© 2024 Câmara Municipal de Valença. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Creation

Mapa do Portal | Política de Privacidade | Transparência | Livro de Reclamações