• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Áreas Naturais Classificadas

Riqueza paisagística e biológica

26 de setembro de 2017
As áreas naturais classificadas pela Rede Natura 2000 são uma riqueza paisagística e biológica.

A Área de Lazer da Senhora da Cabeça está em Cristelo-Covo. Poderá praticar desportos náuticos, percorrer a Ecopista do Rio Minho, visitar o santuário da Senhora da Cabeça e deliciar-se com o amplo parque. Se por aqui estiver na Páscoa, não poderá faltar ao "Lanço da Cruz", uma das mais emblemáticas tradições de Valença!

No Parque Fluvial da Foz do Manco em Friestas pode-se deleitar com a contemplação da paisagem. Não faltam, em redor, bons locais para um piquenique.

O Biótipo da Veiga da Mira é uma das zonas húmidas e reservas de fauna e flora mais importantes do rio Minho.Percorra o Trilho Pedestre da Veiga da Mira, com 4,6 quilómetros  e contemple a Ponte Medieval de Veiga da Mira.

Castelo da Furna - Em Boivão está o castelo rochoso da Furna. Do antigo Julgado de Froião restam as marcas nas pedras e os vestigios arqueológicos. A imponência do espaço salta a vista com a dimensão e as formas granitícas.

Cascata da Grova - Em Cerdal encontramos uma das maiores e mais emblemáticas cascatas da região. Acessível desde a estrada para Mosteiró, impacta pelo fenómeno natural e imponência.

Insua do Conguedo - Em frente a Verdoejo encontramos a Insua do Conguedo. O lago do rio Novo, a pesqueira da Gingleta, a Ilha do Ranhão e o Parque de Merendas de Verdoejo são atrativos nas proximidades.

Ilha de São Pedro da Torre - Em São Pedro da Torre encontramos um espaço natural refugio classificado, entre o arieiro e a foz do ribeiro Mira. Percorra a Ecopista do Rio Minho e aprecie a beleza do espaço.

Ilhas de Ganfei -  em frente à veiga agricola de Ganfei encontramos duas ilhotas que marcam a passagem do Minho nestas paragens.

Insua dos Crastos - Entre Valença e Monção, em Friestas e Lapela encontramos a Insua do Crasto que ficou celebre quando Lindbergh aqui aterrou a 12 de novembro de 1933.

Adicionar comentário

Conheça também

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.