• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

O Baptismo da Meia-noite

Ponte da Veiga da Mira - São Pedro da Torre

11 de novembro de 2019
Ponte da Veiga da Mira
A tradição do baptismo da meia-noite encontra em São Pedro da Torre uma referência curiosa, com muitas semelhantes às que se praticavam em vários pontos do Minho e da Galiza.

Trata-se de um baptismo pré-natal praticado por mulheres com problemas de gravidez que nesta tradição encontravam um alento e uma segurança para a sua gestação.
Reza a tradição que a mulher grávida, na companhia do seu marido, amigos e familiares, deverá estar junto à ponte antes da meia-noite, levando um imprescindível merendeiro não só para “matar” a fome mas, também, para celebrar tal como se fosse um baptizado normal.

Ao chegar à ponte a mulher ficará a meio do arco e lançará um caldeiro pequeno atado a uma corda que chegue ao rio, e ficará ali, no meio, à espera das doze badaladas do sino. Os seus acompanhantes deverão permanecer em cada uma das entradas da ponte impedindo, por todos os meios, que pessoa ou animal atravesse antes do ritual.

O primeiro transeunte que surgir junto à ponte, antes do ritual, deverá ser convidado e assumir o cargo de padrinho do bebé.

Recolhida a água, com a mesma, a mãe asperge a barriga, com o apoio do recente padrinho que usa um ramo de oliveira e pronuncia as seguintes palavras “Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Após o ritual é o momento de devorar o farnel ali mesmo junto ao rio.

Adicionar comentário

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.