São Teotónio a andar sobre as águas do Minho
Ganfei
11 de novembro, 2019
Num dia de festejos na vizinha cidade de Tui os pais de São Teotónio foram até à vizinha Galiza à romaria. Teotónio ficou em Ganfei, segundo a crença popular, a tomar conta das searas de centeio não deixando os pássaros apossar-se do cereal.
Mas o gosto por ir, também, até à romaria tudense levou Teotónio a meter os pássaros todos no caniço. Com um simples assobio atraiu os pássaros até ao caniço onde ficaram fechados e Teotónio liberto da tarefa de tomar conta das searas.
Chegado às margens do rio Minho não esperou pela barca de passagem colocou o casaco nas águas do rio e atravessou até à outra margem.
Os pais quando o encontraram em Tui disseram-lhe: "Teotónio a estas horas já os pássaros comeram todas as nossas searas de centeio". Ao que Teotónio respondeu: "Os pássaros estão todos no caniço, estejam descansados".
Preocupados os pais perguntaram-lhe: "Como atravessas-te o rio?" "Em cima do meu casaco". Respondeu Teotónio. Os pais ficaram incrédulos, mas no regresso confirmaram o dom divino de Teotónio ao atravessar o rio Minho, de regresso a Ganfei, em cima do casado sobre as águas.