• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

São Teotónio a andar sobre as águas do Minho

Ganfei

11 de novembro de 2019
São Teotónio
Num dia de festejos na vizinha cidade de Tui os pais de São Teotónio foram até à vizinha Galiza à romaria. Teotónio ficou em Ganfei, segundo a crença popular, a tomar conta das searas de centeio não deixando os pássaros apossar-se do cereal.

Mas o gosto por ir, também, até à romaria tudense levou Teotónio a meter os pássaros todos no caniço. Com um simples assobio atraiu os pássaros até ao caniço onde ficaram fechados e Teotónio liberto da tarefa de tomar conta das searas.
Chegado às margens do rio Minho não esperou pela barca de passagem colocou o casaco nas águas do rio e atravessou até à outra margem.

Os pais quando o encontraram em Tui disseram-lhe: "Teotónio a estas horas já os pássaros comeram todas as nossas searas de centeio". Ao que Teotónio respondeu: "Os pássaros estão todos no caniço, estejam descansados".

Preocupados os pais perguntaram-lhe: "Como atravessas-te o rio?" "Em cima do meu casaco". Respondeu Teotónio. Os pais ficaram incrédulos, mas no regresso confirmaram o dom divino de Teotónio ao atravessar o rio Minho, de regresso a Ganfei, em cima do casado sobre as águas.

Adicionar comentário

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.