• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

IKFEM Eurocidade Valença-Tui

IX edição do festival internacional dos instrumentos de teclados

23 de agosto de 2021
O IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass decorreu de 18 a 22 de Agosto na Eurocidade Valença–Tui. A IX edição do festival que tem como fio condutor os instrumentos de teclados voltou a unir as margens e, ao longo de cinco dias, ofereceu uma programação eclética e segura, com concertos presenciais e ao ar livre.
     Mantendo o diálogo entre as culturas, o IKFEM pretende, desde a sua primeira edição, fortalecer uma ponte entre Portugal e Espanha através da música. A fadista Marco Rodrigues, o pianista Miguel Borges Coelho e o cantor João Afonso foram alguns dos protagonistas.
     Os dois palcos, em ambas as margens – no Jardim das Amoreiras, dentro da fortaleza de Valença; e no passeio fluvial, sede do Club de Remo, em Tui – receberam concertos especiais: a 18 de Agosto, Marta Zabaleta e Miguel Borges apresentaram “Os Bailados de Stravinsky a dois pianos”; a 19, Marco Rodrigues e o pianista andaluz Andrés Barrios mostraram como o fado, o jazz e o flamenco se podem cruzar; a 20, o Simant Duo que junta o virtuoso trompetista Rubén Simeó e o pianista Antonio Morant - interpretaram bandas-sonoras e temas populares; e Eugenio Muñoz e Luis Delgado tapresentaram música electrónica em Mecánica Popular. A 21 de agosto, a compositora e pianista Sheila Blanco apresentou, em Valença, poemas musicados numa homenagem a autoras como Carmen Conde, Ernestina de Champourcin, Concha Méndez ou Pilar de Valderrama. E no dia 22 foi possível assistir a um encontro de amigos em palco: o pianista argentino Juan Carlos Cambas – que acompanhou Dulce Pontes ao longo de uma década – traz “A Viaxe” que partilha com ícones da cultura galega e portuguesa: Uxía, João Afonso, Rosa Leiro e Bellón-Maceiras.
     O evento organizado pela tudense Andrea Gonzalez teve o patrocínio da Câmara Municipal de Valença e Concello de Tui, entre outras entidades.

Adicionar comentário

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.