Este fim de semana Valença arrancou com as celebrações da Semana Santa, com o Via Crucis - A Vida de Cristo, uma viagem histórica pelos capítulos mais marcantes da vida de Jesus Cristo.
A Fortaleza recuou dois mil anos e recriou 14 dos momentos mais emblemáticos do ritual cristão da Via Crúcis: O BATISMO, O MILAGRE DO PÃO, A CHEGADA A JERUSALÉM E A CAPTURA DE JESUS, A PROVA DO PÃO ÁZIMO, A ÚLTIMA CEIA, O JULGAMENTO, A VIA SACRA, A IMAGEM DA PIETÀ, O CORTEJO FÚNEBRE E O ENTERRO, O VELÓRIO, A RESSURREIÇÃO E A APARIÇÃO. Momentos que, pelo realismo e rigor das representações, encantaram e emocionaram todos quantos tiveram a oportunidade de assistir.
Na Coroada, o Mercado Nazareno, em tendas de época e com os mercadores trajados a rigor, recriou um mercado de época com artesanato, queijos, doçaria, vários petiscos, chás, pedras da sorte, entre outros.
Junto ao Jardim das Amoreiras, as cenas da vida de uma aldeia da Galileia, onde não faltaram as cabras, o burro e as galinhas e as artes tradicionais de moer o trigo ou tecer a lã.
Mesmo ao lado, os jogos tradicionais, de equilíbrio e destreza e o carrossel artesanal fizeram as delícias dos mais pequenotes.
No Baluarte do Carmo, esteve localizado o Acampamento Romano, com as suas tendas de época, os guerreiros e onde não faltou a figura de Pôncio Pilatos governador da Galileia. A mostra de armamento e a recriação das lutas de época encantaram, num espaço cénico dos mais cativantes da Fortaleza.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Vaz Carpinteira, “este evento tem potencial para se afirmar como uma referência das programações da Semana Santa entre o Norte de Portugal e a Galiza”.
Arquivo Municipal
Capela Nª Senhora Esperança - Azenhas - Ganfei
Valença
Jardim Municipal
São Julião
Eurocidade Tui/Valença
Fortaleza
de Valença