Turismo de Valença

Conteúdo

VALENÇA RECEBEU A APRESENTAÇÃO DA "LAMPREIA DO RIO MINHO - UM PRATO DE EXCELÊNCIA"

6 de fevereiro, 2023
Valença recebeu hoje, dia 3 de fevereiro, na Quinta do Prazo, a apresentação pública da XIV edição da ‘Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência’ que decorre, todos os fins-de-semana, até 16 de abril.
Esta iniciativa envolve a ADRIMINHO, a Confraria da Lampreia do Rio Minho, os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura e este ano terá a participação de 87 restaurantes aderentes.

O ato contou com as intervenções de José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Vítor Paulo, Vice-presidente da Direção da ADRIMINHO, David Sanches, Presidente da Associação de Pescadores da Ribeira Minho, e João Guterres, membro da Confraria da Lampreia do Rio Minho.

Na sua intervenção, José Manuel Carpinteira referiu que “A Lampreia é um dos baluartes gastronómicos da nossa região, com forte valor cultural pela preservação da arte da pesca artesanal e o valor que a Lampreia tem, enquanto recurso endógeno e produto gastronómico de grande relevância, justifica o desenvolvimento de ações de promoção e divulgação, como a que realizamos, hoje, aqui”.

O principal objetivo desta ação é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um caráter de forte atratividade turística para este território, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho, fatores que atraem milhares de turistas, neste período.

No final da sessão decorreu um momento de degustação de pratos confecionados com lampreia e ainda, produtos regionais dos vários municípios envolvidos na iniciativa.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.