Ministra Da Habitação visitou a Reabilitação / Construção do Bairro de Passos em Cerdal
Ministra Da Habitação visitou a Reabilitação / Construção do Bairro de Passos em Cerdal
A Ministra da Habitação, Drª Marina Gonçalves e a vice-presidente do IHRU, Filipa Serpa, estiveram, hoje, 5 de setembro, em Valença, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, pelos membros do Executivo camarário em funções, pelo Presidente da Junta de Cerdal, carlos Pereira, assim como vários tecnicos no município.
Do programa da visita fizeram parte dois momentos; uma visita aos trabalhos de reabilitação e construção de habitações no Bairro de Passos, em Cerdal, ao abrigo do programa 1º Direito que envolveu um investimento de 1.230.000,00€ e o ato protocolar de assinatura do Aditamento ao Acordo de Colaboração entre o IHRU e o Município de Valença para a Programação Estratégica das Soluções Habitacionais a apoiar ao abrigo do 1ºDireito.
No bairro de Passos a comitiva visitou algumas residências dos Blocos reabilitados (A e B) constituídos por 12 fogos habitacionais assim como o local onde se irá iniciar a construção do Bloco C que aportará mais 6 habitações a este bairro.
De seguida, e já nos Paços do Concelho de Valença, decorreu o ato protocolar e as intervenções do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e da Ministra da Habitação, Drª Marina Gonçalves.
A Ministra referiu que “a Habitação é um pilar do estado social e o estado tem de assumir a intervenção que deve ser feita, porque é mesmo necessário intervir quando há famílias que não tem acesso à Habitação. O estado tem um papel fundamental neste assunto e esta política de habitação deve responder às várias dimensões do problema nas várias dimensões da nossa sociedade”.
Para José Manuel Carpinteira, “a Habitação é um direito fundamental que se revela como o pilar de sustentação do bem-estar e da coesão social das pessoas e das famílias”. “Na nova Estratégia Local de Habitação, o Município de Valença apresenta uma maior abrangência, dando uma resposta mais incisiva às necessidades habitacionais locais, ao alcançar 231 famílias ao invés das 106 anteriormente identificadas. Este acordo para a área da habitação significará um dos maiores investimentos de sempre no concelho de Valença, estimando-se em mais de 15,8 milhões de euros, dos quais 14,2 milhões de euros disponibilizados pelo IHRU”.
O Presidente da Câmara terminou referindo que “o programa “Mais Habitação” é um programa ambicioso que pretende dar respostas às necessidades habitacionais das famílias. Quero, desta forma, felicitar a Sra. Ministra da Habitação, Marina Gonçalves pelo trabalho realizado, deixando-lhe uma palavra de estímulo e agradecendo-lhe, publicamente, o empenho pessoal que tem colocado nas questões da habitação, em geral, e no caso de Valença, em particular.