Presidente Da República Reafirma Apoio à Candidatura Das Fortalezas Abaluartadas à Unesco
Presidente Da República Reafirma Apoio à Candidatura Das Fortalezas Abaluartadas à Unesco
JOSÉ MANUEL CARPINTEIRA REUNIU COM MARCELO REBELO DE SOUSA EM MARVÃO
José Manuel Carpinteira reuniu com Marcelo Rebelo de Sousa, em Marvão, na Gala de Encerramento do Festival Internacional de Música, ocasião que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou para reafirmar o seu apoio à Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) a Património Mundial da UNESCO.
Numa breve reunião, o Presidente da República foi informado de que os Municípios de Valença, Almeida e Marvão entregaram, no final do mês de julho, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, o dossier de candidatura reformulado, de acordo com as últimas orientações da Comissão Nacional da UNESCO (CNU).
Recorde-se que o património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, sendo os mais representativos de sistema abaluartado e na defesa da linha de fronteira.
A candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património da Humanidade “promove a coesão territorial assente na proteção e na valorização do património cultural como suporte de base económica da região transfronteiriça, nomeadamente, através da criação de redes turísticas de escalas regional, nacional e internacional, a partir do bem patrimonial em causa e representa, não só a valorização de um património edificado de valor excecional, mas uma cultura de preservação e de respeito pelo Homem, no sentido lato. Do seu passado, da sua história e do seu futuro, correspondendo inteiramente aos desígnios da Convenção do Património Mundial.”