Serviços Municipais
PROTEÇÃO CIVIL
Presidente Câmara: José Manuel Vaz Carpinteira
Comandante Municipal: Eduardo Afonso
Tel: 916 999 628
Email: eduardomafonso@sapo.pt
Câmara Municipal
Tel: 251 809 500
Fax: 251 809 519
Email: geral@cm-valenca.pt
A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram. (Lei n.º27/2006, de 3 de julho).
SITUAÇÕES REAIS
- Inundações;
- Cheias;
- Acidentes Rodoviários;
- Acidentes ferroviários;
- Acidentes no transporte de mercadorias perigosas;
- Incêndios Urbanos;
- Incêndios Industriais;
- Incêndios Florestais;
- Apoio na busca de desaparecidos;
- Apoio psicológico em cenários de trauma;
- Apoio em acidentes multi-vítimas;
- Realojamento de vítimas;
- Intervenções em cenários de gelo;
- Apoio a intervenções marítimas;
- Desabamentos de terras;
Realização de fogos controlados intermunicipais ou intervenções intermunicipais.
ATIVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL DE VALENÇA.
Atendendo à previsível evolução do COVID-19 e há necessidade em prevenir os efeitos da pandemia na população local, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), reuniu no dia 06/05 de 2020, onde decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Valença (PMEPC).
Esta decisão, objeto de grande reflexão e ponderação no seio da CMPC, vem formalizar todo o trabalho efetuado, até agora, no âmbito da prevenção e contenção do COVID-19, legitimando o desenvolvimento de ações futuras e a concretização eficaz do seu cumprimento, de forma a apoiar e proteger os munícipes.
A ativação do plano implica o estado de prontidão operacional de todos os agentes de proteção civil e serviços previstos no PMEPC.
A ativação do PMEPC já foi comunicada à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo-se dado conhecimento, entre outras entidades, aos elementos da CMPC, às juntas de freguesia do concelho e aos concelhos limítrofes Monção, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura.
Medidas com alcance Público:
Desde o início da pandemia, decretada pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março, foram elaboradas medidas de contenção e prevenção ao COVID-19. Umas com alcance público e outras com uma abordagem mais técnica.
No que concerne às primeiras, a coordenação da desinfeção semanal dos locais identificados como aglutinadores de pessoas e apoios sociais específicos à população.
Medidas logísticas e operacionais:
Relativamente às outras medidas, com cariz mais operacional, foram definidos locais de isolamento social e familiar para doentes, com necessidade de vigilância e cuidados médicos. Neste âmbito, também a identificação de locais para isolamento profilático de profissionais de saúde, e agentes de proteção civil.
O município forneceu às IPSS’s equipamento de proteção individual, essencial para o cumprimento de todas as normas de segurança.