Teatro Agamémnon Recriado na Fortaleza de Valença
Teatro Agamémnon Recriado na Fortaleza de Valença
Lotação esgotada para ver e ouvir a clássica peça da tragédia grega “Agamémnon” na sexta-feira, 16 de junho, no Largo do Governo Militar, na Fortaleza de Valença, pela mão da Companhia de Teatro Comédias do Minho.
A peça desenvolve-se à volta da personagem do rei Agamémnon e do seu regresso vitorioso a Argos, depois da Guerra de Tróia. A peça, muito ovacionada, proporcionou uma viagem à Grécia antiga e às clássicas ideias de democracia e justiça.
O recinto encheu por completo para acompanhar esta recriação desta peça escrita por Ésquilo e apresentada pela primeira vez, em público, no ano de 458 A.C., em Atenas, na Grécia.
O Largo de acesso ao túnel do Baluarte do Faro proporcionou um cenário fantástico para o desenrolar deste espetáculo encenado por Bruno Bravo e que contou com a interpretação de António Mortágua, Diogo Mazur, Joana Campos, Luís Filipe Silva, Mafalda Jara, Sara Costa e os 33 elementos dos coros da Associação Cultural de Verdoejo e das comunidades de Monção e Paredes de Coura.
O texto foi traduzido do grego antigo, por José Pedro Serra, para esta coprodução das Comédias do Minho e dos Primeiros Sintomas. “Agamémnon” é a primeira peça de “Oresteia”, única trilogia conservada até aos nossos dias da época clássica que se inspira nas histórias da guerra de Tróia.