Valença Evoca o Dia Internacional dos Museus
Valença Evoca o Dia Internacional dos Museus
A Câmara Municipal de Valença evocou, hoje, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, com jornadas de portas abertas nos espaços museológicos da cidade e visitas guiadas ao património edificado da Fortaleza e do concelho.
As atividades estendem- se a toda esta semana , com visitas guiadas temáticas às gravuras rupestres de Verdoejo, à Fortaleza de Valença e aos espaços museológicos, por parte, sobretudo, de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e de outros estabelecimentos de ensino da região.
Núcleo Museológico Municipal, Museu do Bombeiro Manuel Valdéz Sobral, Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, Estação do Tempo – Castelos e Fortalezas, Exposição Permanente dos Rádios e Museu Rural de Taião foram os espaços museológicos que participaram na iniciativa.
Para amanhã, 19 de maio, programam-se visitas guiadas ao património natural, às árvores centenárias do concelho, sobretudo às da Fortaleza de Valença, de Verdoejo, do Mosteiro de Sanfins e do Monte do Faro.
O Dia Internacional dos Museus é comemorado, a 18 de maio e está instituído desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do I.C.O.M. – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO). O tema deste ano foi “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.