• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

A Princesa Contrasta a herdeira do reino

Fortaleza de Valença

11 de novembro de 2019
Porta da Coroada
Era a princesa Contrasta a herdeira de um reino cuja capital era Valença. Certo dia o reino, do qual era herdeira, foi atacado por um príncipe mouro que, ao vê-la, pretendeu ficar com ela. Como o pai de Contrasta já era velho, não pode fazer frente ao seu inimigo e acabou por refugiar-se no seu jardim, onde acabou por morrer de desgosto. A natureza, que naquela altura era bem mais actuante e compassiva que na actualidade, acompanhou a dor daquele rei, ao ponto de as flores ao caírem transformarem-se em pedras que ocultaram o seu corpo e estas numa poderosa muralha.
O príncipe vencedor, furibundo por não tê-lo encontrado, acabou por matar a irmã mais nova de Contrasta. Os gritos aflitivos da jovem fizeram aparecer a irmã que, por sua vez, também acabou justiçada junto de uma árvore. A filha mais nova, por vontade dos pássaros, foi transformada na Porta do Sol e a bela Contrasta, porque iria ser rainha, recebeu como galardão a coroa que encima a Porta da Coroada.

O maléfico principe assassino, como castigo dos terríveis actos praticados foi pelas forças da natureza arremessado ao fundo da colina e transformado no rio Minho e condenado a pedir, eternamente, perdão às suas vítimas.

Adicionar comentário

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.